Escola e família: uma parceria de sucesso!
Data: 16/02/2012

“A vida é feita de escolhas.”

“Somos responsáveis pelas nossas escolhas.”

Essas e outras frases que aos nossos ouvidos soam mais como clichês, merecem uma reflexão especial.

E quando esta escolha você faz em nome de outra pessoa, mesmo que essa pessoa seja seu FILHO, quanto aumenta a responsabilidade sobre ela?

Pais vivem um conflito eterno: “…vou repetir o modelo de criação dos meus pais?”, ou “… hoje os tempos são outros, vou fazer tudo diferente!” O que é certo e o que é errado?

O fato é: mais importante do que tentar descobrir o que está certo é acreditar que as escolhas que você fez em nome dele foram previamente avaliadas e que naquele momento era o melhor que poderia ser feito.

Quando falamos sobre a escolha da ESCOLA, que sem dúvida é uma das mais importantes no processo de educação dos nossos filhos, são vários os aspectos que devem ser levantados, mas de forma breve vou levantar 3 deles – talvez os mais abrangentes:

- O perfil da criança: segundo a sua personalidade, qual a estrutura e projeto pedagógico que melhor se “encaixa” a ela;

- Situação sócio-econômica da família: escolher uma Escola avaliando o impacto financeiro e na rotina das demais pessoas da família que possa acontecer em função da distância, compatibilidade de horários entre outros;

- Quais as suas expectativas com relação à Escola.

Neste último quesito, é que a relação de PARCERIA toma forma.

Qual a influência ou a responsabilidade que você deseja que a Escola tenha sobre aspectos como: sociabilidade, engajamento social (cidadania), espiritualidade e outras questões que na SUA época de estudante estavam restritas ao ambiente doméstico?
Sem dúvida alguma, a Escola de hoje COMPARTILHA com a família todas as responsabilidades que envolvem a FORMAÇÃO do indivíduo.

Isso é maravilhoso, desde que ambos – ESCOLA E FAMÍLIA – trabalhem com os mesmos objetivos e metas, criando uma pessoa SEGURA e com valores ÉTICOS.

E o mundo hoje só tem espaço para esse tipo de Ser Humano.